Novidades e Descobertas


 

 

 

 

 

 

 

 

 6ºE "Transplanta" carvalhos


Os alunos do 6ºE e o professor Luís Vaz estiveram na manhã do dia 11 de maio a recolher  na mata do recinto escolar pequenos carvalhos que foram colocados em recipientes para posteriormente serem replantados numa nova área a reflorestar. Durante esse trabalho de campo, puderam observar alguma da "pedofauna" ao realizarem os trabalhos, entre alguns insectos e repteis típicos da Manta Morta, destacamos dois, um deles é o "maior em Portugal":
                

 Licranço ou cobra-de-vidro (Anguis fragilis)


Verdadeiro lagarto sem patas, o licranço é um dos répteis mais interessantes e inesperados da nossa fauna. Susceptível de ser confundido com uma cobra por um leigo, é uma espécie inofensiva que se alimenta sobretudo de invertebrados

 
                                                                                                      Mapa de distribuição do Licranço
        

DISTRIBUIÇÃO E ABUNDÂNCIA
Esta espécie apresenta uma distribuição ampla por toda a Europa, com excepção da Escandinávia, Irlanda e ilhas mediterrâneas. Na Península Ibérica, encontra-se a norte dos rios Tejo e Ebro.
São muito comuns nas zonas húmidas do norte peninsular, mas mais escassos na zona central e no limite meridional da sua distribuição, onde as suas populações se encontram ameaçadas.

ESTATUTO DE CONSERVAÇÃO
Esta espécie faz parte do Anexo III da Convenção de Berna. Em Portugal o seu estatuto é não ameaçado (NT).
HABITAT - Aparece tanto ao nível do mar como em regiões de montanha, até aos 2400 metros de altitude. Encontra-se principalmente em zonas que mantenham alguma humidade, em clareiras e orlas de bosques, pinhais, prados ou hortas. Evita ambientes muito expostos e secos assim como áreas permanentemente encharcados.

ALIMENTAÇÃO - A sua dieta inclui principalmente caracóis, lesmas, minhocas, aranhas, insectos e outros artrópodes. Ocasionalmente os adultos podem predar vertebrados como lagartixas, pequenas cobras e urodelos (anfíbios com cauda) e mesmo juvenis da sua espécie.



             O Maior Coleóptero de Portugal


 

 

 

 

Vaca-loura, macho / Stag beetle, (Lucanus cervus)



A vaca-loura- cabra-loura ou lucano é o maior coleóptero de Portugal, atingindo os machos 7,5 cm e as fêmeas 5 cm.
Os machos apresentam as mandíbulas muito desenvolvidas e fortes, utilizando-as para manter a fêmea durante a cópula e nas disputas entre eles pelas fêmeas.
Os machos alimentam-se da seiva que escorre das feridas de árvores. As larvas alimentam-se de madeira em decomposição.

Habitat - Vivem preferentemente em bosques formados por árvores folhosas e alimentam-se da seiva, botões ou folhas. As fêmeas depositam os ovos nos troncos velhos, onde as larvas se desenvolvem. O Lucanus cervus demora cinco anos ou mais para alcançar o estado adulto. Os lucanos (Lucanidae), ou vacas-loiras, são uma família de coleópteros polyphagos de tamanho médio a grande (10–90 mm), com umas 930 espécies descritas. Como podem constatar, foi uma grande descoberta na manhã do 11 de maio.


Fotografias da atividade "Transplantar carvalhos", da manhã do dia 11 de maio, com a Turma do 6ºE 




Fotografias da atividade "Transplantar carvalhos", da manhã do dia 11 de maio, com a Turma do 6ºE 


 

 

 
Publicado por: Professor Luís Vaz  

6 comentários:

  1. Achei a atividade muito interessante e espero repeti-la.

    Victória

    ResponderEliminar
  2. Caro Professor:

    Fui eu que descobri a Vaca Loura, o Lucanus cervus! Ainda bem que o escondemos no meio da mata, assim fica bem protegido. Gostei muito desta atividade e espero que um dia a repitamos

    João Almeida nº9

    ResponderEliminar
  3. Caro professor:

    Fui eu que encontrei o Licranço!Gostei muito desta atividade
    espero que repitamos.

    ResponderEliminar
  4. Eu gostei muito desta aatividade e acho que devemos proteger os carvalhos, assim como as nossas florestas nativas.

    ResponderEliminar
  5. Caro João Dourado:

    Se puderes, digitaliza o Mapa que elaboraste sobre o levantamento das principais manchas florestais na tua freguesia, e envia-me por emaile, mesmo se não tiveres as fotografias das matas, assim poderei colocar aqui no nosso Blog, o teu mapa durante o fim de semana, ok?

    Bom Fim de Semana:

    professor Luís Vaz

    ResponderEliminar
  6. Boa tarde, estamos a dar ínicio a um programa de recolha de informação sobre o Lucanus cervus em Portugal e gostariamos de saber mais informações sobre a vossa observação e pedir autorização para utilizar as vossas fotos nas nossas actividades de divulgação. Mais informações sobre o nosso projecto podem ser encontradas em: http://biodeadwood.wix.com/lucanuspt. Muito obrigada Carla Rego

    ResponderEliminar