quinta-feira, 31 de maio de 2012

No dia 29 de maio continuamos os trabalhos de construção dos mapas relativos à floresta no concelho de vila verde... estamos quase a terminar.





terça-feira, 29 de maio de 2012

Quadras para "Lenços da floresta"

A professora Irene compôs algumas quadras para os lenços da floresta que estamos a elaborar. Aqui vai o seu momento de inspiração.

Bem meu amore
Ajodar a reflorestare
Para o nosso amore crescer
A Feloresta temos que proteger.

Uma ávore plantei
Na Feloresta onde te bi
Foi que declarei
O amore que por ti senti.

Bem amore ajodar
A Feloresta plantare
Para mais tarde recordare
Como é vom amare.











Obrigado p'las cuadras!

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Regeneração da Floresta

Para compreender o processo de regeneração florestal após um incêndio, visitámos uma zona recentemente ardida (inicio de 2012)  na freguesia de Oleiros.
Foi assim possível comprovar que após o incêndio a cobertura vegetal do solo se inicia com os fetos e que a capacidade de regeneração dos eucaliptos é notável, permitindo-lhes ocupar o lugar que anteriormente pertencia aos pinheiros e carvalhos. A este processo de substituição de umas populações por outras denomina-se sucessão ecológica secundária.






sábado, 26 de maio de 2012

Estudo do crescimento de plantas

Continuamos a acompanhar o crescimento das quatro plantas que estamos a cultivar em laboratório. Todos estão de boa saúde, no entanto o eucalipto ainda não recuperou totalmente do transplante. os carvalhos e o pinheiro crescem a bom ritmo.




Continuação do trabalho de elaboração de mapas

Com a colaboração da professora Goreti Silva e Irene Branco continuamos nesta sexta-feira, 25 e maio, a construir os mapas relativos à floresta e aos incêndios no concelho de Vila Verde. 






segunda-feira, 21 de maio de 2012

Esta semana, com a colaboração da professora Goreti Silva de Geografia, estamos a construir três mapas: (grandes formatos) das áreas ardidas em 2011 e inicio de 2012, das áreas de maior risco de incêndio e da população residente, todos referentes ao concelho de Vila Verde. Com estes mapas será possível estabelecer algumas relações entre os fogos florestais e a presença humana.




sábado, 19 de maio de 2012

 No dia 18 de maio os alunos do 7ºB iniciaram os trabalhos de elaboração dos "Lenços da floresta", orientados pela professora Irene Branco. Estes lenços ao estilo dos lenços dos namorados, típicos do Minho, possuirão quadra alusivas à floresta elaboradas por alunos e professores.





No dia 18 de maio os alunos do 7ºB iniciaram os trabalhos de elaboração dos "Lenços da floresta", orientados pela professora Irene Branco. Estes lenços ao estilo dos lenços dos namorados, típicos do Minho, possuirão quadra alusivas à floresta elaboradas por alunos e professores.

sábado, 12 de maio de 2012

6ºE recolhe carvalhos

Os alunos do 6ºE e o professor Luís Vaz estiveram na manhã do dia 11 de maio a recolher  na mata do recinto escolar pequenos carvalhos que foram colocados em recipientes para posteriormente serem replantados numa nova área a reflorestar.





 No dia 11 de maio os alunos do 7ªB iniciaram o estudo do crescimento de quatro árvores diferentes: carvalho alvarinho, carvalho americano, pinheiro e eucalipto. Foram feitas medições dos caules destas plantas que estão colocadas em meios  de crescimento e em condições de luz e temperatura semelhantes. Ao longo das próximas semanas vamos estudar o crescimento destas plantas de forma a poder tirar conclusões sobre o seu impacto nos solos e a sua exploração comercial.





quarta-feira, 9 de maio de 2012


Na manhã do dia 08 de maio, foi reflorestada uma área ardida em Escariz S. Martinho. Uma atividade  foi possível graças à colaboração da Junta de freguesia desta localidade e do Gabinete Tecnico Florestal da Câmara Municipal de Vila Verde
Participaram nesta atividade os alunos das turmas do 7ºB e 8ºA, acompanhados pelos professores Francisco Bezerra (presidente da Junta de Escariz), Irene Branco, Zita Barros e Francisco Vale. Com a orientação do Eng. Miguel Gonçalves, do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Vila Verde e da Engª. Ana Branco foram plantados mais de 150 carvalhos (Quercus robur) numa área recentemente ardida desta freguesia.

Apesar da chuva que nos acompanhou durante quase toda manhã os alunos mostraram entusiasmo e empenho na plantação dos carvalhos. 








Para esta atividade foi fornecida a cada participante uma T-shirt com o logótipo do projeto e no final um pequeno lanche para recuperar as forças.            

sábado, 5 de maio de 2012

Recolha de carvalhos

No dia 04 de maio os alunos do 7ºB  recolheram mais alguns "jovens" carvalhos Quercus robur na zona florestal da escola que foram transplantados para novos "vasos". Caso sobrevivam e estejam em condições serão plantadas na terça-feira, 08 de maio.